segunda-feira, 21 de junho de 2010

Trabalho sobre Porto Feliz .

Hoje dia segunda-feira de 21/06/10 as 15:19h,estou aqui para realizar um trabalho de História do Professor :Carlos Cavalheiro.Que no momento,quér que falamos mais sobre a '' minha '' cidade natal. Vamos Lá?
Porto Feliz está localizada no estado de São Paulo,conheçida como '' Terra nas Monções ''contribuiodesicivamente para alarguar as fronteiras nacionais e consolidar as dimensões do território brasileiro.Por meio de monções - expedições fluxiais organizadas pelos bandeirantes que navegavam pelo rio Tietê-,foram fundadas inúmeras cidades.

Origens da Cidade:

ARARITAGUABA: O nome Araritaguaba é de origem indigena (arara + ita + guaba + pedra + comer).O nome foi dado á localidade porque havia na margem esquerda do então rio Anhembi árvores bicavam suas areias salitrosas em busca de alimento.
Acredita-se que o paredão prove que há bilhões de anos, o local teria sido o fundo do mar ou as margens de um grande lago ou mar.Hoje o paredão faz parte do Parque das Monções e chamaatenção de quem o visita por suas belas formas e escupidas pela natureza.
lindo não é mesmo?










PADROEIRA NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS:
Uma Portaria de 13 de outubro de 1797,do então governador da Capitania de são Paulo,Antônio Manuel de Castro e Mendonça,determinou que a freguesia de Araritaguaba passasse a ser vila Nossa senhora Mãe dos Homens de Porto Fleiz,com autonomia asministrativa política.
O nome Porto Feliz originou-se devido às viagens dos bandeirantes.Como estas apresetavam muitos perigos,obstáculos e fadiga,a volta ao Porto era acompanhada a muita festa e alegria.
Em 16 de abril de 1858,pela lei n°24 e legeslativa,sancionados pelo presidente da província,José Joaquim Fernades Torres,a vila de porto Feliz foi elevada à categoria de cidade.

ENTRE OUTAS ORIGENS!

movimento monçoeiro:
Em Porto feliz,a antiga Araritaguaba,respira-se a epopéia das monções.
No dia 13 de Outubro,ou no domingo anterior ao dia,por tradição acontece o desfile hisórico pelas ruas da cidade e a dramatização de algum episódio relacionado ao movimento monçoeiro.
Todos os anos, moradores da cidade e turistas contemplam com muitos aplausos o emocionate desembarque dos canoões (chamados pelos portofelicenses de batelões)
Porém,parece que há na cidade uma certa confussão quando se mistura o movimento monçoeiro com o movimento dos bandeirantismo.

monções: Monções é o nome de um vento que nun determinado periudo sopra para o mar,principalmente no Sudeste da Ásia.
Já no Brasil,e especificamente na Capitania de SP,monções ficou sendo interpretada como ocassião favorável,tempo ou quadra de ano favorável à navegação.
A cidade de Itu era considerada a Boca do Sertão; continuando assim a metáfora,porto feliz seria,então,a Garganta do Sertão,porque era daí que partiam as monções.

As Monções em Porto feliz: O nome monções de origem árabe significa época ou vento favorável á navegação,e foi dado ás expedições fluviais organizadas pelos bandeirantes que entram pelo sertão em busca de ouro. Tais jornadas também estimulam o comércio e fomentaram o povoamento.

Economia:
Hoje a economia em Porto feliz é bastante diversificada:
♦ na agricultura,predominam a cultura de cana-de-açucar,milho,feijão,arroz,mandioca e laranja,além de mais de 3 milhões de pés de uva tipo niágara,da qual a cidade é a terceira produtora do Estado de são Paulo.Há ainda um vasto cultivo de hortifrutigranjeiros;

♦na pecuária,porto feliz possui tradição,principalmente no gado de corte,embora a produção de leite também ocorra em larga escala.Destaca-se também a criação de eqüinos,com vários haras e um dos maiores centros de treinamento da América Latina,cituado no bairro Tabarro.Há ainda criações especificas de gado liousin,inclusive com acançadas centrais de materiais genéticos.Ocorre também a criação de suínos,caprinos e carneiros;

♦a avicultura participa da economia do município com as granjas.Refeência especial deve ser feta à produção de ovos e frangos ecologicamente corretos,sem ingestão de hormônios;

♦as indústrias,entre outras razões,são atraídas pela proximidade a SP.Porto feliz,possui um Distrito Industrial,localizado estrategicamente no km 97 da Rodovia Presidente Castelo Branco,ddia de acesso aos países do Mercosul e ás regiões prósperas do País.

Educação:
No que diz respeito à Eduçação,porto feliz possui quatro creches que atendem 400 crianças na faixa etária de 0 a 6 anos;quatro escolas do municipio de ensino Fundamental (ás quais estão vinculadas oito escolas rurais);três escolas particulares de Ensino Fundamental e Médio (atendendo a um total de aproximadamente 12 mil alunos); nove pré-escolas municipais e sete pré-escolas particulas de Educação Infantil e uma escola de educação especial (APAE).

Saúde e Meio ambiente:
Porto feliz conta com um hospital filantrópico,duas clúnicas particulas,dois laboratórios de análises clínicas e dois postos de coleta.Etendimento rotineiros e consultas clinícas são realizadas nos principais bairros da cidade e um na zona rural,além de um ambulatório de saúde mental.O município conta ainda com três ambulâncias equipadas para a remoção e locomoção de seus pacientes,uma delas com aparelhagem de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Cultura:
A principal atração hisórica e cultural de Porto feliz é o Museu das Monçoes localizase nun casarão,construído em 1840 para servir de residência ao capitão-mor José Manuel de Arruda e Abreu.suas paredes em taipa de pilão foram erguidas por mão-de-obra escrava. Na construção,foram utilizados materiais como barrotes com cipós torcidos e amarrados,madeiras e barro.

lendas:

A lenda do Homem Só.

Di-se que o hoem só viia ao lado da cachoeira Abaremanduaba,onde naufragou o jesuíta José de Anchieta,que foi salvo pelo indio Araguaçu.O governador de Mato Grosso,o Conde de Azambuja,d . Antônio Rolim de Moura,embarcou da atual Porto feliz em 1751,e descendo o rio Tietê,junto á cachoeira ou corredeira Abaremanduaba,conta que encontrou o Hoem só vivendo do cultivo de pequenas roças de milho,mandioca e outros cereais.
O homem só,ao que se sabe,vivia no local e tinha de ótimo caçador,em bora não tivesse espingarda ou cão.Penetrava mato adentro,aonde preparava armadilhas,como lanços,arrapucas,chiqueiros e dossas,com quais conseguiam abundâcia de carne de pássaros,avez maiores e outros animais.
Vivia,portanto,de pequenas lavouras,pesca,caça e da feitua de canoas que eram vendidas ou trocadas por produtos de suas nessesidades com os viajantes monçoeiros.O própio conte de Azambuja,retornando de Mato Grosso para SP por volta se 1775,disse que encontrou o homem sí no mesmo lugar,mais agora como uma companheira.O episódio é tão interessante que até rendeu um poema de J.Campos.

Aspectus Geográficos:
Porto feliz,terra das monções é um municipio paulista a 110 quilômetros da Capital região habitada inicialmente por indios guaianazes,tornou-se ponto de partida de muitas expedições,principalmente rumo a Cuiabá.

Dados e números;

fundação: 1693 (povoalemnte) e 1797 (elevação à categoria de vila)
Altitude: 532 m
População: 49.915 habitantes
área total: 557,9km²
Densidade demográfica: 86,31 habitantes/km²
latitude: 23° 13´ 02'' S
longitude: 47° 31´ 35'' O
Cep: 18540-000
DDD: 15

Clima: subtropical úmido,com verão quentes e secos.
Temperatura: média anual na faixa de 21°C
Hidrogafia: rio Tietê,ribeirão Pinheirinho,dos Pilões,Água Branca e avecuia (resposável pelo abastecimento de água do municipio).

- alguns nomes de intendentes de Prefeitos:

Cel.EsmédioPaes de Aleida - 1889-1890
Adolf Brand - 1896-1901 e 1903-1905
mathias Fernandes de camargo - 1902
José Gibim - 1922
Felicio Castelucci - 1934
Dr.Antônio Pires de Almeida - 1952-1955
Benedito José Diana - 1964-1968 e 1973-1976
Luiz Alcala - 1977-1982
Erval Steiner - 1989-1992 e 2001-2004

1° Guerra Mundial.
Caracteristicas do Livro Efemérides de porto feliz !
29/03/1914.
Falece,em porto feliz,o cônego José Ilidro Rodrigues,que foi vigário desta paróquia durante mais de 40 anos.Era filho do Sr.José Rodrigues Vieira e de Dona Núncia Maria do Carmo,Muito modesto,nunca procurou ir alguém de suas fundações.Por isso,seu nome ficou por muito tempo esqueçido somente foi promovido a dignidade do Cônego por ter sido indicado por seu contevanêo André Rocha do primeio Bispo de Botucatu,já falecido,Dom Lucio Antunes de Souza.

01/04/1917 - Nasce Olivio Brbosa.

26/04/1996 - Cândito Motha é convidado pelo Presidente do estado Dr.Altino Arantes,a ocupar a pasta da agricultura.

29/05/1916 - São encontrados os primeiros casos de gripe espanhola.Nesta cidade.A terrivel moletia pegou em centenas de pessoas,entre elas a Sra Benedita Mota a esposa Cel.Eugenio Mota,prefeito munucipal.prestou socorro aos infermeiros o Dr josé Sacramentos e Silvia,sendo auxiliado pelo Dr.Francisco Moreschi,mécio residente em Boituba.

19/07/1917 - É organizado nesta cidade,a igreja fribesteriana Independente de Porto Feliz,contando com 45 membros profissos e 23 menbros menores.Funciona no mesmo lugar deste a sua fundação,á Praça Duque de caixias.

19/07/1917 - É fundado nesta cidade,o clube Recreativo Familiar.Foi seu 1° nome Clube Recreativo Progresso.Após vários a denominar-se clube recreativo Familiar.

31/10/1919 -È criada a caixa Econômica Estadual.

Primeira Guerra Mundial.
A Primeira Guerra Mundial (também conheçida como Grande Guerra antes de 1939,e Guerra das Guerras)foi um conflito mundial ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918.Fazendo com que a Guerra Mundial,acontecesse em todos os lugares,principalmente em Porto Feliz.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial

Beijos , :*

2 comentários:

  1. Ana: Está boa a sua postagem, mas necessita de revisões. 1) Precisa deixar claro que o trabalho refere-se, especialmente, ao que ocorria em Porto Feliz na época da 1ª Guerra Mundial (1914 - 1918). Necessita de uma revisão ortográfica, por exemplo, Efemérides ficou, na sua postagem, Eflemericles. Meu sobrenome, que é Cavalheiro virou Cavaleiro. Porto Feliz, nossa querida cidade, ficou grafada em letras minúsculas... Falta espaçamento depois dos pontos finais e das vírgulas. A palavra monções, quando se trata de um evento histórico, ganha o caráter de nome próprio, ou seja, deve ser escrito em letra maiúscula (primeira letra do nome). Por favor, faça as devidas revisões e encaminhe para mim e para a profa. Fabiana. Grato, Prof. Carlos.

    ResponderExcluir